(31) 3555-1188 ver.tarcisiocaixeta@cmbh.mg.gov.br

Professor mineiro lança livro sobre a evolução do tango

Direcionada ao público brasileiro, obra conta história do ritmo e traz sugestões para uma discoteca do gênero

A admiração e o interesse do professor Mauro Mendes Braga pela música latina viraram livro. 30-05-2014_livro2Publicado pela Editora UFMG e direcionado ao público brasileiro, “Tango – A música de uma cidade” é a primeira obra não acadêmica do autor, que será lançada neste sábado (31), no Café com Letras. Em uma mistura de trabalho e lazer, o professor aposentado da UFMG dedicou três anos à pesquisa do gênero entre o Brasil e Buenos Aires, a capital do Tango. “Gosto de toda música latina da primeira metade do século XX, o que me fez procurar conhecer a origem do tango, um gênero que tem muitas obras de referência em Buenos Aires, aqui pertinho, e poucas abordagens no mercado brasileiro”, ressalta.

Com um conhecimento empírico do ritmo argentino, Mauro Braga decidiu se aprofundar e se deliciar na pesquisa sobre a música a partir de 2010. “Dos anos 30 aos anos 60, no Brasil, se cultuou muito o tango. Escutei na minha infância”, comenta o escritor, que defende o resgate da proximidade cultural entre os países da América Latina. “Geograficamente, somos muito próximos, mas desde os anos 60 nos afastamos culturalmente”, diz. “Um pouco da história do tango, de suas etapas de desenvolvimento e algo de seu impacto no Brasil, além de sugestões de temas para compor uma discoteca do gênero, podem ser encontrados no livro”, ressalta o autor.

O vereador Tarcísio Caixeta, que vai prestigiar o lançamento, ressalta a importância da pesquisa de Mauro Braga. “O ineditismo desse trabalho no país é fundamental para que possamos conhecer um dos mais importantes ritmos musicais do continente, marginalizado no passado e que ganhou expressiva dimensão na cultura portenha, dos seguimentos populares aos mais refinados salões de Buenos Aires”, comenta Caixeta. “A pesquisa é de grande relevância para mostrar aos brasileiros a importância da cultura do tango na Argentina e no mundo.”

30-05-2014_livro11

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *