(31) 3555-1188 ver.tarcisiocaixeta@cmbh.mg.gov.br

Mandato prestigia posse de diretoria da Abrest

A primeira diretoria da Associação de Bares e Restaurantes de Santa Tereza (Abrest) já está

Elias Brito (2º da esq. para dir.) foi eleito primeiro presidente da Abrest.

Elias Brito (2º da esq. para dir.) foi eleito primeiro presidente da Abrest.

empossada. A posse foi realizada no dia 23 de abril, na Parada do Cardoso, um dos mais tradicionais endereços comerciais do bairro. Elias Brito, proprietário do La Crepe, foi eleito presidente da entidade. O mandato do vereador Tarcísio Caixeta (PT) esteve presente.

A fundação da Abrest coroa uma articulação iniciada há cerca de dois anos pelos empresários do setor, para obter autorização para instalar mesas e cadeiras nas calçadas. O Código de Posturas – documento que regula o uso do espaço público – permite a colocação do mobiliário em passeios com largura superior a três metros, desde que metade do espaço seja reservada à passagem de pedestres. Como os bares e restaurantes de Santa Tereza, não conseguiam enquadrar-se na legislação – as calçadas do bairro, em sua maioria, medem 2,8 metros –, a permissão era negada.

Apoio

Na tentativa de sensibilizar a administração municipal sobre as peculiaridades do bairro, nos dois últimos anos Caixeta intermediou diversas reuniões entre a Prefeitura de Belo Horizonte e empresários que pleiteavam autorização para a colocação do mobiliário. “Tivemos o prazer de encontrar Tarcísio Caixeta, que nos ofereceu o apoio que precisávamos para conquistar o direito que temos hoje”, destacou o presidente da Abrest.

Depois disso, amparada no fato de Santa Tereza ser uma Área de Diretrizes Especiais (ADE) – na qual é permitida a colocação de mesas e cadeiras em passeios que possuem entre dois e três metros de largura – uma comissão técnica de legislação urbanística reviu a metragem mínima e permitiu a instalação do mobiliário em Santa Tereza, desde que metade do espaço seja destinada à circulação de pessoas.

Brito informou que a próxima meta da Associação será consolidar o bairro como roteiro gastronômico e cultural da capital mineira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *