(31) 3555-1188 ver.tarcisiocaixeta@cmbh.mg.gov.br

Mandato presente na comemoração dos 70 anos do Museu Abílio Barreto

O mandato do vereador Tarcísio Caixeta (PT) esteve presente na comemoração dos 70 anos do Museu

Foto: PBH

Foto: PBH

Histórico Abílio Barreto, realizada no dia 17 de abril. Além de homenagear a memória do historiador e jornalista que dá nome ao espaço cultural e do ex-prefeito de Belo Horizonte, Juscelino Kubitschek, entre outras personalidades que contribuíram com a história da capital, a solenidade marcou a reinauguração do anfiteatro e a apresentação oficial da programação comemorativa das sete décadas do MHAB, que incluirá exposições, ações educativas e um seminário – as atividades se estenderão por todo este ano.

“A manhã do dia 17 possibilitou aos presentes fazer uma viagem ao passado de Belo Horizonte e reviver um pouco o Curral Del Rei, marco inicial da cidade”, destaca a assessora parlamentar Christina Rodrigues.

Acervo

Inaugurado em 1943, o MHAB reúne documentos, obras de arte, objetos raros e fotografias que contam a história de Belo Horizonte – o acervo conta com aproximadamente 70 mil peças. O edifício-sede abriga ainda uma loja, uma biblioteca e o Café do Museu. Na área externa, peças históricas, o único bonde que restou da antiga frota da capital, uma locomotiva fabricada em 1874 – utilizada para o transporte de materiais durante a construção de Belo Horizonte –, além de um placo ao ar livre, dividem o espaço.

Para comemorar os 70 anos, as duas esculturas instaladas nos jardins revitalizados foram protegidas, as fachadas foram higienizadas e o casarão foi restaurado. Com a reforma das calçadas e à implantação de um sistema de segurança monitorado, o investimento na revitalização do MHAB somará R$ 1 milhão.

Em breve, será inaugurada a exposição “O Museu e A Cidade Sem Fim”, para recordar por meio de imagens, objetos e documentos as transformações vividas pela capital, desde a destruição do Curral Del Rei até os dias atuais. De maio a outubro, também estão previstas apresentações de música e teatro nos jardins, como parte da 14ª edição do projeto “Domingo MHAB”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *