(31) 3555-1188 ver.tarcisiocaixeta@cmbh.mg.gov.br

Caixeta é um dos autores de lei que exige professores de educação física especialistas no ensino fundamental

Reforçando sua atuação legislativa, mais uma Lei com a participação do Vereador Tarcísio Caixeta entra em vigor em Belo Horizonte. Originária do Projeto de Lei 650/2013, a nova Lei estabelece que a docência da disciplina de Educação Física, nos 1º e 2º ciclos do Ensino Fundamental, seja realizada por professor devidamente capacitado, com formação no curso superior de Educação Física.

“Nosso objetivo com este projeto, que agora se torna Lei, é fazer com que as crianças tenham professores disponíveis e capacitados para aplicar as aulas e os Projetos de Educação Física da melhor forma possível. Isso vai propiciar aos alunos um maior aproveitamento das práticas esportivas, aprendendo mais em cada processo e despertando sua curiosidade e o interesse pela atividade física”, comentou Caixeta.

educacao-fisica-escolar1

Até então, o mesmo professor que ministrava as aulas em sala era o responsável também pela aplicação das aulas específicas de Educação Física. A partir da vigência desta Lei, os professores de Educação Física precisam ser, obrigatoriamente, portadores de graduação plena, na modalidade de licenciatura.

“Observando as diretrizes curriculares dos professores generalistas, normalmente que obtém a licenciatura em pedagogia, e comparando com os professores especialistas em educação física, vemos como não foram contemplados com a devida formação para ministrar plenamente as aulas. Sabemos que são ótimos professores, mas que não tem condição de cumprir todas as atividades que o MEC determina, que vão desde o conhecimento das regras de diversos esportes, até a promoção de ginástica, lutas, atividades rítmicas e expressivas”, justificou o vereador.

Além de Caixeta, o Projeto de Lei foi proposto, em 2013, juntamente com outros 21 parlamentares da Câmara Municipal. A Lei foi publicada nesta quarta-feira no DOM (Diário Oficial do Município).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *