(31) 3555-1188 ver.tarcisiocaixeta@cmbh.mg.gov.br

Dia mundial sem carro é celebrado nesta terça-feira em BH

22-09-2015_dia_sem_carroDia 22 de setembro, é comemorado o Dia Mundial Sem Carro, comemorado em mais de três mil cidades de diferentes países. Em Belo Horizonte, a data foi institucionalizada, oficialmente no calendário da cidade em 2002, pela lei 8.336/02, de autoria do vereador Tarcísio Caixeta.

As principais motivações para a data são a conscientização da sociedade quanto aos crescentes problemas de trânsito nas grandes cidades e a mobilização pela luta contra a poluição do ar. A iniciativa teve início na França em 1997, com a Semana Europeia da Mobilidade, que se realiza anualmente entre os dias 16 e 22 de setembro. A iniciativa cresceu e já atinge a milhares de cidades em todo o mundo.

O vereador Tarcísio Caixeta comentou a iniciativa. “Essa data serve para conscientizar a população a respeito do uso racional e solidário do automóvel, como forma de combater a poluição e até mesmo reduzir os gastos públicos. É papel não apenas do governo, mas de toda a sociedade estimular o uso do transporte coletivo e o melhor aproveitamento das novas tecnologias desenvolvidas, como os combustíveis renováveis”, afirmou.

A celebração serve também para estimular os cidadãos à reflexão sobre os problemas causados no modelo de mobilidade centrado nos automóveis. A campanha pretende informar a população sobre os transportes alternativos, como o metrô e as bicicletas e estimular as iniciativas municipais em relação ao uso racional e solidário do automóvel.

Serão realizados eventos em Belo Horizonte para celebrar o dia. Na Avenida Brasil com Carandaí, ocorrerá a partir das 15h dessa terça-feira, a Praça do Ciclista, promovida pela BH em Ciclo e a Bike Anjo BH, em parceria com a BHTrans. Haverá mecânica gratuita para quem precisar de reparo nas bicicletas, distribuição de material educativo, garrafinhas e adesivos para os ciclistas. A programação envolve ainda a exibição do filme Bikes vs Cars, as 18h, e uma pedalada pela cidade, na sequência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *