Em audiência pública realizada na manhã do dia 7 de março, na Câmara Municipal, o vereador Tarcísio Caixeta reafirmou o compromisso com os proprietários de bares e restaurantes do bairro Santa Tereza, que pleiteiam alteração na regra que define a metragem mínima dos passeios onde podem ser instaladas mesas e cadeiras.

“Não se trata de privilegiar os comerciantes de Santa Tereza, mas respeitar as características do bairro que, por ser antigo, possui calçadas mais estreitas que as encontradas em outras regiões da cidade”, disse Caixeta durante a audiência, promovida pela Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana. Importante polo gastronômico da capital, em 2013, o bairro completará 115 anos.

Projeto de lei apresentado pelo vereador na última legislatura já previa a alteração do padrão de licenciamento para beneficiar comerciantes, público frequentador e moradores de Santa Tereza. Na época, acompanhado de proprietários de bairros e restaurantes, Caixeta chegou a se reunir com representantes do poder público municipal para tratar do assunto.

“A nossa expectativa é que esta medida sirva de inspiração para que Belo Horizonte se consolide como um espaço de lazer e gastronomia, sem que percamos a dimensão do respeito à individualidade e ao sossego de cada cidadão”, concluiu Caixeta.