(31) 3555-1188 ver.tarcisiocaixeta@cmbh.mg.gov.br

Caixeta apoia escola profissionalizante em Santa Tereza

O vereador Tarcísio Caixeta (PT) é favorável ao projeto da escola profissionalizante que a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) quer instalar no mercado distrital de Santa Tereza, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). “O mercado é um equipamento importante do bairro e da cidade, que precisa ser requalificado e revitalizado já há vários anos”, opina.

Caixeta aponta outras duas razões para apoiar o projeto. “Além de abrir espaço para que a juventude se qualifique para o primeiro emprego, a escola estará integrada a outras atividades adequadas às características do bairro, uma vez que projeto também prevê a construção de teatro de arena, praça de esportes, feira de artesanato, playground e lanchonete”, observa.

Segundo a Fiemg, a escola deverá capacitar quatro mil alunos/ano e será mais um instrumento para a expansão, em Belo Horizonte, do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), com o qual o governo Dilma tem ampliado de forma substantiva a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica no país – em novembro, o programa atingiu a marca de 5,5 milhões de matrículas.

Requalificação

Caixeta ainda observa que o projeto não abre espaço para a verticalização do bairro, conforme os críticos da iniciativa têm apontado. “O projeto propõe apenas a requalificação do espaço. Ou seja, tanto a altimetria quanto a volumetria atuais serão mantidas”.

Ele também não acredita que a escola trará impactos significativos para o trânsito na região. “É inegável que haverá um incremento, mas a instalação de um equipamento desta natureza deve prever melhorias de acesso e estacionamento. Por outro lado, se levarmos em conta que são jovens que estarão buscando se qualificar, não creio que teremos um movimento tão grande de pessoas a ponto de inviabilizar o tráfego”.

De acordo com o projeto, a escola funcionará em três turnos, cada um com 300 alunos.

17-12-2013_santa_tereza

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *